sábado, 24 de setembro de 2016

Uma História de sucesso da Dermopigmentadora Lúcia Souza


Uma História de sucesso da Dermopigmentadora e Professora  Lucia Souza Master Especialista em Micropigmentação Estética e Paramédica



Funcionária pública há 30 anos. Contadora por formação, pós-graduada em Auditora, Perícia Contábil e Controller com docência superior. Foi contadora e gerente do escritório de Contabilidade Souza & Santos por 9 anos em Laranjal do Jari. Mas, é apaixonada pela área da beleza, desde que se entendeu como ser humano, já atuou na área, foi manicure, depiladora e há 35 anos atrás, deixou aflorar em si o desejo de atuar na área da beleza e estética, resolveu investir fez vários cursos, uns de curto, outros de longo prazo. Atuando com o Salão de Beleza desde então, atuava atendendo em domicilio. Abriu o Fênix Fashion Salão de Beleza em 2004, estamos há 12 anos no mercado com esse espaço. Mas, o SEBRAE/AP foi o divisou de águas para se manter na área com sua parceria o Sebrae a conduziu ao auge da sua profissão Empresaria da Beleza fomentou condições para manter as clientes com base na sinceridade e credibilidade. Hoje é designer de sobrancelhas e Especialista em Micropigmentação ou Maquiagem Definitiva Estética e Paramédica. É especialista em coloração e química. É facilitadora na área da beleza e estética. Devido muitos anos trabalhando com os movimentos repetitivo e está desenvolvendo alergia a determinado tipo de produtos, estar sendo proibida por Médicos a continuar atuando na área Apaixonada que é por elevar a autoestima das clientes. Resolveu se especializar na área de Micropigmentação, e continuar na administração dos demais serviços. Também atua como Instrutora e Professora Master nos Cursos Livres de Micropigmentação ofertados pelo FÊNIX FASHION INSTITUTO, um Instituto de ensino profissionalizante, com amplo reconhecimento dentro do Estado  no qual mora.


MAIS UM POUCO DA HISTORIA.

Mas nem sempre as coisas foram facies. É filha de pais separados, foi mãe solteira aos 17 anos, lutou para me posicionar na vida profissional. Recebeu o meu primeiro "NÃO" com 18 anos quando foi pedir um estagio sem remuneração ao  proprietário de um escritório de contabilidade, porque o seu sonho era ser uma contadora em um escritório de contabilidade. Deste momento em diante resolveu estudar por conta própria o seu primeiro curso da área contábil foi no Instituto Universal, curso por correspondência, com o qual apaixonou mais ainda pela área. Sem o ensino médio e sem condições financeira e com uma filha pequena, teve que fazer muitas outras atividades para sobreviver, foi babá, fzz tricor, crochê (roupas lindas), manicure, cabeleireira(sem noção... risos) esses acontecimentos se deram entre: 1976 à 1984. A partir 1985 sua vida deu um virada em 360° negativos, se viu separada de um casamento desgastado com mais 3 crianças. Agora eram 4 crianças, sem emprego, sem estudo. Então foi vender roupas, foi quando descobriu que não era boa vendedora.. risos... "eu vendia a prazo mas não conseguia receber os valores... risos". Foi quando fez o concurso publico do governo federal o ultimo do TFA, "com a graça de Deus fui aprovada e comecei a trabalha em 13 de janeiro de 1987" pois não tinha condiçoes de fazer cursos para esse concurso. "Quem disse que me acomodei somente com o emprego do governo que apesar de ter realizado uma parte do meu sonho "trabalhar em um escritório", Deus me revelou e me entregou algo muito maior, em 1989 montei o meu Escritório de contabilidade o primeiro a ser informatizado no município no qual eu residia, se completando o ciclo da realização do meu SONHO MAIOR. Encerrei as atividades do Escritório 9 anos depois, senti a necessidade de ir em busca de crescimentos, fui fazer minha faculdade, minha graduação foi na área contábil a pós graduação em Controller, Auditoria, Pericia Contábil com Docência superior. Ajudar na Graduação aprendi a fazer Artes e Bijuterias(sapatos, sanda lias e bijus finas) Ao concluir a especialização, percebi que NÃO VALERIA A PENA montar um escritório de contabilidade. Analisei por ângulos gerais e percebi a área estava em expansão, muito embora desvalorizada. Então voltei ao primeiro amor, Cortar cabelos que estava acomodadinho la no meu intimo. Meu primeiro espaço Joli Joli(Linda Linda) foi em 2004, depois de uns curso de aperfeiçoamentos e o meu primeiro curso de Micropigmentação. Não me sentir capacitada neste primeiro curso então fiz entre 200 a 2013 mais 2º, 3º, 4º curso me micropigmentação básico, em 2014 participei do 1º Congresso Cientifico de Micropigmentação _ Rio de Janeiro, foi quando também fiz os meus 3 primeiros curso de especialização na área de micropigmentação. Desde 2014 estou atuando como  instrutora a partir de setembro de 2016 como professora Master em Microblading e Micropigmentação em varias áreas, como estética e paramédica." Lucia Souza
Também se especializou em Micropigmentação de contorno e preenchimentos de lábios e Delineador de olhos.
Com o novo BOOM na técnica Japonesa de micropigmentar com a mão, ressurgiu como alternativa a Micropigmentação com a técnica Microblading, que utiliza uma haste chamada tebori e usa laminas, para o implante de pigmentos na pele. Está técnica veio facilitar por não se usar eletricidade para a sua execução. Com essa técnica fazemos a Micropigmentação fio a fio realístico, fios a fio 3D, agora podemos também fazer delineado de olhos e lábios com o indutor manual.
Paramédico foi outra especialização que achou necessário, devido a procura ser grande e os serviços serem restritos por ter poucos profissionais na área; Micropigmentação do couro cabeludo, reconstrução de aréolas mamarias pós mastectomia, camuflagens de vitiligos e relaxamento cicatrizes e acromias pós acidentes ou queimaduras. Essa é a minha Historia de sucesso.


Hoje existem várias técnicas, embora três são as mais procuradas: ESFUMADA, COMPACTA E FIO A FIO. Mas a partir de 2014 para cá a técnica japonesa que usa indutor manual ressurgiu com tudo e sendo a técnica mais procurada pelos profissionais da área “ Microblading /Tebori” se diferenciando das outras técnicas por facilitar o procedimento.

Como surgem muitas dúvidas, aqui estão as repostas das mais frequentes.
1- É IGUAL TATUAGEM? Não. O aparelho, pigmentos, material utilizado e técnica são diferentes. Na Micropigmentação (definitiva) apenas atingimos a parte superficial da pele (epiderme). Na tatuagem, o pigmento atinge mais camadas (derme e as veze atinge até a hipoderme).
Lembrando que todo o material é descartável.
2- DÓI? Isso depende muito de pessoa para pessoa. Cada um tem o seu limite e sensibilidade. Antes de começarmos o procedimento, é aplicado uma pomada anestésica que amortece a área que será pigmentada. Caso a cliente venha sentir algum desconforto, é muito mais parecido com uma ardência o desconforto é mínimo menor do que propriamente uma dor. Nada insuportável.
3- QUALQUER PESSOA PODE FAZER? Pessoas com queloide, diabetes e que possuam alergias a pigmentos ou à xilocaína não poderão fazer. Para isso antes do procedimento a cliente preenche uma ficha de anamnese, nela expõe se tem algo que possa impedir o procedimento.
4- A TÉCNICA FIO A FIO É POSSÍVEL EM TODO MUNDO? Ela só não é possível em pessoas com muita sensibilidade, pois para eu ter precisão, preciso que a cliente colabore e fique calma sem se mexer. Em último caso, realizamos a técnica esfumada, que é mais fácil neste tipo de situação. E pessoas com peles muito oleosas o procedimento de fio a fio pode esfumar ou desbotar com muita rapidez.
5- TEM DIREITO A RETOQUE? Sim. Apenas um. Deve ser feito entre 30 a 60 dias após o procedimento.

6- DESBOTA? Isso depende do tom. Sendo loira, o pigmento por ser mais claro, naturalmente sairá mais rápido. De um a dois anos.

Já em uma sobrancelha média para escura, a tonalidade permanece por mais tempo. Começará a desbotar em 2 anos.
7- QUANDO DESBOTAR, O QUE EU FAÇO? É só fazer o retoque novamente.
8- QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER O PROCEDIMENTO PELA PRIMEIRA VEZ? Por volta de 2  a 3 horas. Pois tem uma preparação antes para a reconstrução do novo design.
9- QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER O RETOQUE? 40 minutos. O que demora mais é a construção do design perfeito.
10- FICA FEIO, OU INCHADO NO DIA? Não. Fica vermelhinho na área pigmentada e um pouco inchada no dia. Mas muito sutil.
11- FORMA UMA CASQUINHA? Sim. Após o procedimento, começará a formação de uma casquinha suave. No dia seguinte ao procedimento o pigmento ficará bem escuro, mas no máximo em 7 dias, a casquinha cairá e junto com ela o pigmento em torno de 40 a 50%. Portanto em 95% dos casos o tom clareia em até 50%, em muitos casos a cliente acha que não ficou nada, porém no 12º dia o pigmento começa a reaparecer. Por isso é necessário realizar o retoque para corrigir as possíveis falhas.
12- QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES PÓS PROCEDIMENTO? Não tomar sol durante os 10 primeiros dias no local pigmentado. Proibido o uso de cosméticos com ácido que facilitam o desbotamento da cor por 30 dias. No dia do procedimento, não passar nada, mas se tiver muito incomodo aplicar levemente antes de dormir uma pomada para hidratante a base de hidratantes com vitamina E ou somente água mineral e uma alimentaçao saudável.
13- SE COÇAR OU ARDER É NORMAL? Sim. Se por acaso isso ocorrer, não coce, muito menos tire a casquinha. Apenas faça uma compressa de água gelada sobre o local.
14 – ONDE APRENDI A TÉCNICA? Em vários cursos de especializações nacionais e internacionais e desenvolvi a minha técnica com a prática dos anos de trabalho. Existem várias técnicas de Micropigmentação fio a fio. Cada profissional utiliza a sua.


Para mais informações e agendamentos, entrar em contato com (96) 99135 6195 (vivo), 98142 7155 tim e WhatsApp (ou pelo e-mail lucia-souza10@hotmail.com
Av. Manoel de Souza, 413 – Universidade – prox. a Sede dos Magistrados.