sexta-feira, 17 de abril de 2015

A pele é um orgão

Em contacto com a sua pele









A pele, é um orgão
Constantemente renovada, a pele é muito mais que um envelope. É o órgão vivo mais pesado (3 a 4 Kg) e o mais extenso no corpo humano (1.5 a 2 m²). Em permanente relação com os outros órgãos, a pele pode revelar disfunções ou patologias para além das cutâneas.
A pele tem 3 funções principais:

1 - PROTECÇÃO: Protege o corpo de ataques mecânicos, físicos, químicos, macrobióticos do ambiente exterior, entre muitos através de imunidade e mecanismos celulares e impermeabilidade, força e flexibilidade.

2 - TRANSMISSÃO:É usada para transmitir informação entre o corpo e o mundo exterior através das suas inúmeras terminações nervosas as quais recebem estímulos tácteis, térmicos e de dor.

3 - TROCA: É o local de múltipas transmissões entre o corpo e o ambiente exterior. Está envolvida em complexos mecanismos, tais como a regulação de temperatura (eliminando o calor e evaporando o suor segregado pelas glândulas, bem como eliminando substâncias perigosas) e sintetiza a vitamina D, essencial para o crescimento dos ossos.

A pele consiste em 3 camadas sobrepostas

A epiderme, estrato superior da pele, é um tecido composto essencialmente por queratinócitos, células que, à medida que envelhecem, ficam carregadas com uma substância, forte e impermeável: queratina (o que explica o papel de protecção da pele). 
A epiderme também contém melanócitos (células que proporcionam protecção natural contra os raios solares e são responsáveis ​​pela pigmentação da pele) e células de Langerhans que são parte do sistema imunitário. 
A epiderme está organizada em quatro camadas de células: a camada basal (a mais profunda), a camada da mucosa, a camada granular e a camada córnea (a camada superior).



A dermeé um tecido conjunto de espessura variável que contém os vasos sanguíneos, muitas células imunitárias, glândulas sudoríparas, folículos pilo-sebáceos, receptores sensoriais que reagem à pressão ou temperatura, e terminações nervosas dor-sensíveis. Os principais constituintes da derme são fibras de colágeno e elastina, garantindo que a pele permanece forte, proporcionando flexibilidade, suporte e elasticidade.

A hipoderme, localizada sob a derme, é um tecido adiposo, mais ou menos abundante de acordo com os indivíduos e partes do corpo. Ela forma um depósito de energia importante para o corpo.
#fenixfashion #luciasouza #espaçobeleza
Fonte: http://www.bioderma.com/pt/em-contacto-com-a-sua-pele/a-pele-e-um-orgao.html